segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Plásticos Biodegradáveis

Um material é considerado biodegradável quando microrganismos vivos em conato com o solo, a umidade, o ar e a luz solar, fragmentam o material e o utilizam como fonte de alimento.

Devido à consciência e a preocupação com a questão ambiental no planeta, atualmente vem sendo veiculados na mídia produtos biodegradáveis como solução ecológica, como é o caso do plástico biodegrádavel.

Esse plástico apesar de ser elaborado através de fontes renováveis, como a celulose e o amido das plantas não é biodegradável em qualquer condição, principalmente quando é disposto em lixões ou aterros. Isso acontece pelo fato dos aterros serem ambientes anaeróbios, ou seja, não possuem oxigênio e umidade o suficiente para degradar o plástico.

Para que a biodegradação ocorra é necessário que seja encaminhado para uma usina de compostagem que transforme o plástico em até 180 dias em humos para o solo.

Além de não se decomporem em 6 meses como recomendam normas internaconais, os plásticos biodegradáveis dispostos em aterros emitem gases do efeito enquanto se degradam, prejudicando a camada de ozônio e a qualidade do ar.

Mesmo que o plástico seja considerado biodegradável, temos que procurar controlar o seu consumo desenfreado e o seu descarte inadequado em lixões e aterros. Portanto, os plásticos biodegrádaveis se tornaram uma solução ineficaz, pois se não for utilizada como compostagem em solos, não se decompõem facilmente como pregam seus fabricantes.

Referências:




Nenhum comentário:

Postar um comentário