sexta-feira, 30 de junho de 2017

Recursos Hidricos e irrigação em Israel



Israel é um país de clima predominante árido e possui algumas cidades costeiras como Tel Aviv e Haifa, que têm clima Mediterrâneo. Israel tem inverno e verão secos e o que diferenciam as estações são o frio e o calor intensos.
O regime de chuvas ocorre principalmente no inverno de Outubro a Maio, entre os meses de Dezembro a Fevereiro e no verão as chuvas são raras. Sua precipitação anual média chega a 400 mm (400 litros por metro quadrado), ocasionando dificuldades de suprir suas demandas com esse recurso tão valioso.
Suas reservas de água doce também são escassas, das quais fazem parte o Rio Jordão, que é raso e estreito e o Lago Kneret (Mar da Galileia) que é o maior reservatório do país, .Além dessa reserva o país possui os aquíferos costeiro e das montanhas da Judéia e Samária.
Uma das formas de conviver com esse problema é através do desenvolvimento de novas técnicas de irrigação, como a da empresa Netafim. Essa companhia foi fundada na década de 1960 ,através de um sistema de irrigação por gotejamento ,capaz de se adaptar ás condições de chuvas insuficientes e clima árido para cultivo. Este mecanismo consiste em canos interligados entre si com pequenos furos, que captam a água de um reservatório e a distribuem no terreno em forma de gotas onde está sendo realizado um determinado cultivo.
Esta descoberta possibilita que o vegetal ganhe a quantidade exata de água para o crescimento. Com essa irrigação aumenta a produtividade e proporciona uma eficiência de 95% de consumo de água e de energia para o bombeamento e captação desse recurso. Para atingir este alto percentual de eficiência utiliza-se bombas de baixa vazão que consomem 50 e 60 % menos de água e energia respectivamente. Vinculou-se a essa irrigação com a fertilização, criando a nutri irrigação e sendo assim a planta além de receber água, recebe junto o adubo para o seu crescimento.
Portanto, através dessa técnica o país soube lidar com suas dificuldades climáticas e de escassez de recursos hídricos, explorando a água de maneira consciente.



Referencias:











Nenhum comentário:

Postar um comentário